Good making, best storytelling – marcas de moda portuguesas “de montanha” (@LuxWoman)

As marcas de moda e o lifestyle, pela decoração de interiores (@LuxWoman)
As lojas multimarca das marcas de moda portuguesas (@LuxWoman)

Há algum tempo que queria partilhar sobre algumas marcas de moda nacionais com um posicionamento outdoor, descontraído, estética cool e natural, ou como o consumidor melhor as conhece, “as marcas de montanha”.  

(…)

Sem dúvida os mercados escandinavos pautam-se por um ADN minimalista, advogam a sustentabilidade como um dado adquirido e, também pelas condições climatéricas, há ali um je ne sais quoi de “cuidadosamente casual”.

Das inúmeras concept stores visitadas na Dinamarca e agora no Minho, onde a referência ao Gerês está muito presente, surge o contexto para falar “delas”, das marcas portuguesas “de montanha” cujo conceito merece referência pelas seguintes características enformadoras do branding de marca.

(…)

A alcateia, como se designam, representa um conjunto de 3 empreendedores que, através da marca Indagatio, “tentam unir e equilibrar a relação das pessoas com a Natureza.”

Indagatio |Sustainable Men’s Clothing. Made in Portugal
 ©indagatiostore.com

Com a colaboração de uma das duas cofundadoras, a Indagatio passa também a retratar “uma marca portuguesa de artigos concebidos para a montanha, mas cuja elegância os faz atraentemente aptos para o uso na cidade. Criada para quem vive a natureza e não para quem apenas a visita. Eu visitava os bosques, mas quando voltava para a agitação da cidade, os bosques permaneciam profundamente em mim. A Indagatio, é a materialização desse sentimento. Uma extensão orgânica dessas sensações e da Natureza que nos rodeia, incorporadas em todo e qualquer produto que desenhamos.”

(…)

Com uma estética clean e looks smart-casual, a ISTO. apresenta-se com variadas referências das quais se destacam as camisas e as t-shirts. A marca é igualmente conhecida pela certificação das suas matérias-primas, produção transparente nacional, proporcionando uma experiência imersiva aos seus clientes, através do programa FACTOURISM. Aquando desta experiência, clientes e amigos da marca são convidados a visitar algumas das fábricas nas quais a ISTO. é confecionada. 

Acresce a transparência de preços, estando as margens aplicadas em cada operação explicitas no site oficial da marca. 


ISTO. | Transparently made in Portugal
 ©isto.pt

A marca 8000Kicks destaca-se por ser uma marca a trabalhar o cânhamo, aplicando-o a ténis e à icónica primeira mochila impermeável.

A marca foi desenvolvida por Bernardo Carreira e pela sua avó Otília Santarém, a qual, para além do seu saber técnico ao nível de confecção, também participa (orgulhosamente) na campanha de apresentação da mochila, no vídeo institucional em Inglês.

8000Kicks – The most ecofriendly, durable and comfortable hemp shoe ever built
 ©8000kicks.com

Segundo os fundadores, Bruno e Inês, “a Lobo Apparel é uma marca familiar, feita a uma pequena escala, próxima dos seus produtos e produtores. Sempre a pensar no melhor produto que podemos apresentar, focada na intemporalidade, qualidade e design. Feita em Portugal pelas nossas fábricas e pelos nossos artesãos. Acreditamos na economia local e de forma responsável. Comprar bem não é comprar muito. Desta forma respeitaremos mais os recursos e o planeta que nos acolhe. Cuide para durar” pode ler-se num post da conta oficial de Instagram da Lobo Apparel.

A marca caracteriza-se por roupa (algumas referências unissexo), botas, malas, cintos, meias, canecas, patches

LOBO APPAREL – TO LAST
 ©loboapparel.pt

Esta é parte do artigo que tive oportunidade de escrever para a LuxWoman e que poderá ler na integra aqui.

pt_PT