A importância de uma metodologia, parte II

A importância de uma metodologia
O “made in Portugal” das marcas de moda internacionais
A importância de uma metodologia
O “made in Portugal” das marcas de moda internacionais

A Metodologia da Pirâmide baseia-se na inovação, sempre conectada com o consumidor. 

As estratégias indicadas pela metodologia conduzem-nos por um caminho que facilitará a conquista de novos clientes. Estaremos também aptos a conduzir melhor os processos de produção, fomentando uma presença mais forte no mercado, a qual gera fidelização e, em última análise, geramos vendas que vão ancorar lucro aos negócios da nossa marca. 

Ilustração da Pirâmide de Desenvolvimento de Produto.

10% Laboratório | Pesquisa 

Inovação com propósito de gerar valor 

s 10% significam a inovação, sendo construída a partir do ADN, da tecnologia e dos propósitos da marca. Nesta área, os valores referidos acima unem-se ao contexto mundial e à pesquisa de inspirações para que o novo produto seja passível de gerar marketing, uma imagem consistente e positiva, assegurando a longo prazo a manutenção da marca no mercado.

Segundo a Pirâmide de Desenvolvimento de Produto, os 10% representam a “Inovação”.
 

As pesquisas são orientadas pelo comportamento dos consumidores e baseadas no contexto global, onde cultura, política, economia, artes e características locais constituem importantes sinais de inovação, desenvolvimento e motivação para o consumo.

O processo criativo nesta etapa deve estar relacionado com a procura por um produto que tenha relevância e, principalmente, seja uma solução para o mercado. 

Este processo criativo será a fonte de uma história que será contada, gerando encantamento e criando valor de marca.

A expectativa do retorno deste investimento deve ser calculada a longo prazo. Na prática, um produto criado no início do processo chega imediatamente à base da Pirâmide. Normalmente são necessários 18 meses para que tal ocorra. 

30% Estratégia

Planeamento/processo gera assertividade

Os 30% da Metodologia da Pirâmide correspondem à etapa na qual os resultados da inovação começam a dar frutos. O ponto inicial desta ação devera ser a verificação do ranking de vendas dos 10%, pois é a partir dali que se devem basear os novos produtos a serem criados, tendo sempre em mente o DNA e a tecnologia empregue pela marca. 

Nesta etapa do processo de desenvolvimento de uma nova coleção, devem estudar-se as tendências da área de produto, tendo em conta o mercado local. 

Pesquisar outras marcas, viajar e pesquisar acerca de tendências soa os exercícios previstos. 

Segundo a Pirâmide de Desenvolvimento de Produto, os 30% representam “Processar” a inovação.

Um ponto a destacar é perceber se as matérias-primas a serem utilizadas nos produtos inovadores estarão asseguradas assim como a especialização da mão-de-obra das fábricas contratadas. 

No processo de desenvolvimento de produto, pesquisar será sempre uma etapa fundamental.

Desta forma a marca também se acautela para que no futuro, havendo necessidade de rapidez e volume de produção a mesma seja executada sem imprevistos. 

É igualmente necessário pensar em novos mercados e também nas variações dos produtos, ampliando a oferta, com materiais distintos, descodificando a inovação até aqui restrita. A meta é gerar mais vendas e volume. 

Todas estas estratégias favorecerão a aceitação dos produtos, gerando assertividade entre a marca e o cliente e/ou consumidor. 

60% Know-how

Segurança promove o preço/competitividade 

Na base da pirâmide encontramos a última etapa, os 60%.

Quando uma marca nasce, normalmente advém ou de uma experiência anterior, de um legado familiar ou mesmo de um sonho/impulso empreendedor. E traz consigo um produto herói associado à imagem da marca. Posteriormente, o reconhecimento pelos produtos e entregas, o valor percecionado dentro da sua categoria de produtos e a sua comunicação garante conformidade e consistência para a imagem de marca no mercado. 

Com a capacidade de produção assegurada, esta etapa também se deve iniciar através da observação do ranking, revendo os resultados da etapa anterior dos 30%.

Nesta parte devemos centrar a atenção na análise das macrotendências – sinais do mercado acerca de determinado grupo de produtos que fazem sucesso entre os consumidores. É importante analisar as tendências dos produtos remanescentes, ou seja, os produtos que permanecem no mercado mesmo depois de atingirem os volumes que indicam a sua massificação. 

Matérias-primas e cores que dão alma às tendências.

Através de uma pesquisa apurada deve procurar-se os it do momento, para suprimir rapidamente a procura. 

Os pontos principais são a simplificação de processos e a utilização de da tecnologia dominada, impulsionando a rapidez da fabricação. 

Para conheceres cada etapa da Metodologia da Pirâmide consulta a parte I deste artigo, ao qual poderás aceder aqui.

Este artigo foi também publicado como artigo de opinião na revista LuxWoman podendo consultá-lo aqui.

en_GB